banner.swf

Ü  PERGUNTAS FREQÜENTES

 

1. Quanto custa um Gasoduto Virtual?

 

Para poder determinar o custo de um Gasoduto Virtual devemos determinar o projeto no qual vai ser aplicado. O nível de consumo, a quantidade de usuários e a distância entre a fábrica compressora e os usuários, que influi diretamente na quantidade de equipamentos necessários para poder abastecer esse consumo. A quantidade e o tipo de equipamento envolvido determinará o custo do Gasoduto necessário para cada projeto em particular.

 

2. Qual é a função do Booster?

 

O Booster é utilizado nos postos das lojas da GNV e é principalmente uma unidade de gerenciamento que permite obter o maior rendimento possível de gás transportado. Com este sistema, aproveita-se aproximadamente de 90% a 95% do gás dentro dos módulos.
Seu principio de funcionamento é descarregar os módulos em forma de cascata utilizando sua capacidade de compressão para administrar o gás remanescente dentro de cada módulo.

 

 

3. Por que o nome de Gasoduto Virtual?

 

Porque sendo que não se investe em um gasoduto muito caro, finalmente o usuário recebe o fornecimento do Gás Natural como se existisse tal gasoduto.
Por outro lado, sendo que a Galileo fornece todos os componentes do sistema, o seu correto funcionamento está garantido.

 

4. Como se descarrega o Gás dos módulos?

 

Nos pontos de consumo a baixa pressão, a descarga do gás é feita de forma seqüencial através do módulo de gerenciamento do descarregamento. Primeiro se descarrega o gás do módulo 1, depois do módulo 2 e assim sucessivamente. Isso obedece ao sistema de substituição dos módulos: quando o caminhão chegar ao ponto de fornecimento encontrará os módulos vazios que serão regressados a estação principal para a sua recarga.
Isso é importantíssimo para poder diminuir ao máximo os custos operativos.
Nos pontos de consumo tipo o da estação da GNV, a descarga é feita através do Booster, no qual se aproveita ao máximo o gás transportado devido a sua unidade de gerenciamento eletrônico.

 

5. Atualmente tenho a capacidade do meu compressor ociosa, posso instalar o Gasoduto Virtual assim mesmo?

 

Pode sim. Sempre e quando a capacidade ociosa for suficiente você pode utilizar o seu compressor Galileo sem inconvenientes.
O importante também é analisar se o lugar onde está instalado o compressor tem espaço suficiente para instalar os equipamentos necessários. Estas medidas de segurança, além das físicas necessárias, são requeridas pelas normas locais.
Pode-se tomar a Argentina como exemplo, onde as normas requerem aproximadamente um terreno de 600 a 800 m² livres.

 

6. Qual é a capacidade que tem um módulo MAT?

 

O módulo tem uma capacidade de aproximadamente 1500 Nm3. Dependendo da temperatura do meio ambiente e do peso total do eixo que possa circular pelas estradas locais.

 

7. Quantos módulos MAT um semi-reboco pode transportar?

 

Um semi-reboco pode transportar até 4 módulos. No entanto, é calculado dessa maneira para dar uma solução técnico/econômica melhor.

 

8. Quanto tempo leva para carregar e descarregar um módulo MAT?

 

Isso vai depender única e exclusivamente da capacidade de compressão instalada. Se o compressor tem uma capacidade de 1500 m³ por hora, o módulo MAT demoraria aproximadamente uma hora para carregar.
Em quanto a descarga, isso depende exclusivamente do consumo no ponto final. Se for consumido 1500 m³ por hora, o módulo MAT demoraria aproximadamente uma hora para descarregar. Mesmo assim, se o consumo é de 100 m³ por hora, o módulo demoraria 15 horas para descarregar.

 

9. Quanto pesa um módulo MAT ?

 

Um módulo MAT tem um peso aproximado de 7.000 Kg

 

10. Do que está feito o módulo MAT ?

 

O módulo MAT é um conjunto de cilindros para a GNV com uma capacidade entre 125 L a 150 L cada um. A parte externa está coberta por fibra de vidro.

 

11. O que é um SCADA ?

 

O SCADA é um sistema de controle a distância que permite monitorar diferentes partes no ponto de consumo. Esse sistema é primordial para assegurar a logística do sistema com o fim de que nenhum ponto de consumo seja interrompido o seu fornecimento de gás natural.

 

 CENTRAL DE ATENDIMENTO

 

 Ligue: 11 - 4524-2031

            11 - 4594-2082

 

   InicioGasoduto Virtual  |  Transporte  |  Tecnologia  |   VantagensLocalizaçãoContato

 

                     Copyright © CTG 2008 - Todos Direitos Reservados.